CONQUISTANDO A LIBERDADE


Nesta quinta-feira, 25, o Projeto “Conquistando a Liberdade”, foi realizado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), em parceria com Pro Paz, Secretaria de Educação (SEMED), Prefeitura Municipal de Brasil Novo e Tribunal de Justiça.
O Projeto entrou em uma nova fase, que garante a expansão das ações a um número maior de beneficiados. 
Criado para garantir o aproveitamento da mão de obra dos egressos em serviços à sociedade, o programa oferece aos detentos do sistema penitenciário, ao mesmo tempo, a remição de suas penas e a reintegração social. Por esse sistema, a cada três dias trabalhados eles têm um dia de pena reduzido. 
A Escola do Fundamental e Médio Brasil Novo
Alunos e Professores da Escola Brasil novo
foi a Primeira instituição da Transamazônica que recebeu um grupo de 22 detentos e outros colaboradores como: psicólogos, enfermeira, advogados, juiz, Professores, Alunos, pais e comunidade em geral.  Os trabalhos desenvolvidos pelos detentos foram: Roço e capina das áreas onde há gramas e limpeza do lixo e entulhos, confecção e restauração dos bancos em volta das árvores do pátio da escola, Corte de cabelo e a Palestra chamada “Papo de Rocha”. 
É uma conversa franca entre presos pré-selecionados e jovens sobre o sobre o perigo das drogas e armadilhas do crime. Tudo numa perspectiva de traduzir em exemplos o quanto é prejudicial e destrutivo o caminho do crime. A dinâmica tem como mediador um técnico (Pedagogo ou Psicólogo) da unidade prisional onde o interno está sob tutela. A Equipe que desenvolveu o projeto chegou à escola as 8:00h e permaneceu até17:30h.
Presenças de autoridades municipais e imprensa regional.


















2 comentários: